O que é adoração?

O que é adoração?
Por Cleonice Russo

A palavra adoração dentro da Bíblia tem um sentido amplo.
No Velho Testamento encontramos cinco palavras para expressar adoração. Cada uma delas tem implícito um significado especial.
Uma delas é "Shachah" que significa culto, devoção, admiração e oração. Podemos encontrar esta palavra nos textos de Ex 20:5, Dt 17:3, I Sm 15:25 e 30. Adoração também é "Shamar" e neste caso significa observar, prestar atenção, guardar as ordenanças, continuar, possuir, perceber, acompanhar, servir, respeitar, considerar. Podemos encontrar esta expressão em Oséias 4:10. Esta expressão está relacionada diretamente à idéia de obediência, atenção às ordens do Senhor. Outra palavra é "Halal" e neste caso o significado é louvor, elogio, celebrar, glorificar, comemorar, honrar com alegria, era uma expressão usada em cultos públicos e uma de suas referencias é Salmo 150.Também temos a palavra "Yadah" que tem um sentido de entrega, de rendição, de festejar e também de confissão. Podemos entender aí o serviço sagrado e encontramos esta expressão em Salmo 6:5, I Cro 16:4, Sl 9:1. Existe também a palavra "Tahilah" e neste caso o significado está relacionado a cantar, expressar adoração com hinos de agradecimento e louvor.
Dt 26:19, Ne 12:46, Sl 40:3 são alguns lugares onde encontramos esta expressão.
Embora tenha sido escrito em sua maior parte por judeus o Novo Testamento foi escrito sob a influência da cultura grega e na língua grega trazendo, portanto uma característica própria desta língua que é o aprofundamento do pensamento e da significação. O grego é uma língua muito rica. Temos pelo menos cinco vocábulos que são traduzidos para o português com a conotação de adoração. O primeiro deles é "Proskuneo" que tem um sentido de tornar-se inferior, humilhar-se, beijar e prostar-se no chão reconhecendo dependência e submissão. Este termo aparece mais de 50 vezes no Novo Testamento e em especial, quando Jesus fala à mulher samaritana sobre adoração Ele utiliza este vocábulo para expressar o tipo de adorador que o Pai procura e o tipo de adoração que Ele espera receber de nós. Podemos observar isto em João 4:23 e também na tentação do deserto quando satanás pediu a Jesus que o adorasse, na verdade ele estava usando também este vocábulo - Mateus 4:10. Por ser o tipo de adoração que o Pai espera e o tipo de adorador que Ele procura e também por ser o tipo de adoração que satanás deseja receber, me arrisco a dizer que este talvez seja um nível mais elevado de adoração. Outra palavra por nós traduzida como adoração é "Sebomai" e seu significado é honrar, cultuar, devotar, orar de forma reverente e devota e com seriedade. Podemos encontrar esta palavra em Atos 18:13 (RA). Também encontramos a palavra "Latreia" onde a conotação principal é servir, cultuar. Este termo é muito utilizado no novo testamento e está associado à idéia de servir como um escravo, aquele que abre mão de suas vontades. Lc.2:37 ( a viúva adorava com seus jejuns e orações no templo). Temos também a "Leitourgia" ou seja o serviço, o ministério, o trabalho público, também associado a idéia de diaconato onde temos o serviço disciplinado à Deus e à sua igreja. Encontramos esta expressão em 2Co 9:12, Fp 2:25, At 13:2.
Podemos então perceber toda uma profundidade de significação dentro da palavra adoração que vai desde a entrega total absoluta à mais ativa manifestação de serviço à igreja como produto deste reconhecimento de dependência e amor ao Pai Criador. A adoração é expressa tanto através de canções como de ações de serviço. Tanto em público numa forma de culto quanto no secreto, dentro do quarto com as portas fechadas. Adoração é realmente um estilo de vida que parte deste reconhecimento que somos totalmente livres para sermos totalmente servos de Deus e do próximo. Deus procura adoradores. Alguém disse que Deus não procura adoração porque Ele não está carente dela pois tem adoração no céu dia e noite. E isto é verdade. Todo o tempo Ele tem adoração no céu. Contudo, Ele nos procura, procura eu e você que fomos criados para Seu louvor. Que fomos feitos para sermos a expressão da Sua Glória. Ele nos ama e se alegra sobre nós. A adoração parte de uma obediência incondicional. Observamos isto quando Abraão entregou seu filho Isaque no altar. Ao subir para sacrificá-lo à Deus ele declara que ia adorar junto com o menino. O interessante é que Abraão declara profeticamente que ele e o menino iriam adorar e que voltariam. Mesmo a renúncia, a entrega total, que parte do reconhecimento de quem Deus é e da dependência total dEle não implica em derrota ou perda e sim na verdade em ganho, em ganhar um peso eterno de glória mui excelente.
A questão não é se adorarmos e sim a quem adoramos. A Bíblia nos relata também um momento em especial quando João, o apóstolo, em Ap 19:10 e 22:8 quando por duas vezes o homem João cai prostrado diante de uma visão para adorar a um anjo e este o repreende e declara: -"adora a Deus". Isto para nós serve de lição e alerta. Podemos cair no erro de adorarmos a pessoa errada. Podemos perder o foco. Podemos nos tornar até mesmo adoradores da adoração, como disse alguém certa vez. Que Deus nos ajude a não perdemos nosso foco. O nosso alvo é o Pai. Nosso objetivo precisa ser nos tornarmos aquilo que o Pai procura. Que Deus faça de nós adoradores para Sua Honra e Glória. Amém.
Paz para teu coração
Cleo e Jorge Russo

Para saber mais:  http://www.adorando.com.br

0 comentários:

Postar um comentário