O Poder de Deus

Por Adriano Fermiano

RM 1:16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo; pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do Judeu depois do grego.

Introdução:
O texto que acabamos de ler nos diz que o evangelho é o poder de Deus; e é sobre isso que vamos falar hoje “ o poder de Deus”. Então vc vai me perguntar, o que é o poder de Deus? no que consiste o poder de Deus? onde está o poder de Deus? e para que serve o poder de Deus? Na simplicidade do evangelho de Deus, vamos abordar todos estes tópicos. E nesta simplicidade Deus vai falar com vc hoje.

1º ponto:

O que é o poder de Deus? (Rm 1:16)
Deus tem colocado algo em meu coração, que não temos vivido o seu poder por não conhecermos o Seu evangelho. E pior, temos tido vergonha do seu evangelho. Vivemos em um tempo de um evangelho fácil, nosso evangelho só vai até onde podemos controlá-lo. Quando estamos em um culto ou em uma reunião deixamos de adorar a Deus pois paramos para pensar no que a pessoa que está ao nosso lado vai pensar de nós. Se ela vai pensar que estamos desequilibrados ou se somos fanáticos. Estamos com vergonha do evangelho. Em nosso trabalho, faculdade, escola, etc.. quando temos a oportunidade de falar do evangelho, nos omitimos, por ficar pensando no que as pessoas irão pensar de nós, ou quando falamos, é de forma tímida, quase imperceptível. E porque? Porque temos vergonha do evangelho de Cristo. E Paulo vai dizer aos Romanos, “não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus”. Nos preocupamos tanto com o que as pessoas irão pensar a nosso respeito que esquecemos de refletir “o que Deus pensará a nosso respeito?”. Quando examinamos as escrituras e encontramos Jesus dizendo: “...Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus..” (Mt 10:33). Ainda não conhecemos o evangelho de Cristo por isso não vivemos o poder de Deus. Queremos o poder, mas não conhecemos o evangelho. Queremos ser usados, mas não temos o poder de Deus; porque? Por não conhecermos o evangelho. Das coisas que tenho visto e ouvido. Chego a uma triste conclusão. Não conhecemos o evangelho, o simples evangelho. O evangelho que “temos” pregado hoje não passa de um ritual. Deus tem salvo e operado milagres, sim. Mas não por causa da nossa pregação; e sim, pela sua graça, seu amor e sua misericórdia. Certa feita eu estava em uma convenção da Assembléia de Deus e o pastor presidente perguntou aos presentes porque antes Deus falava e usava e hoje isso não mais acontece? Com toda ética e diplomacia pedia a palavra, levantei-me e perguntei quantos eram pastores no recinto. Então respondi a pergunta do presidente: “a culpa é sua...apontei para cada pastor presente e disse: a culpa é de cada um dos irmãos presentes.” Porque está escrito em Oséias 2:16O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos; e ainda em Tt 1:9Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes”. Como se manter firme naquilo que não foi ensinado?  Não há o poder de Deus em meio a igreja e porque? Porque não conhecemos o evangelho. Você vai a uma livraria evangélica e não encontra mais livros escritos que falem sobre o que é o evangelho, nem como entende-lo e menos ainda como prega-lo. Você encontrará livros que dizem façam isso, os dez passos para aquilo, vinte e um minutos de poder na vida do crente, como obter a vitória financeira. Quando viemos a igreja queremos ouvir mensagens que nos diga que o melhor de Deus é agora, que Deus vai te abençoar agora, que o milagre que você espera vai acontecer agora. Mensagens relâmpago de pregadores relâmpagos. Pastores que manipulam suas ovelhas com um evangelho que não é o de Cristo. Quer ver o poder de Deus operando na vida de crianças, jovens e velhos? Conheça o evangelho o simples evangelho de Cristo. O evangelho é o poder de Deus, não pense diferente! Temos que trazer de volta o evangelho; temos que conhecer o evangelho, para que o poder de Deus possa fluir em nosso meio!!!!

2º ponto:
Onde está o poder de Deus?
Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o seu poder que em nós opera (Ef 3:20);
E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. (Ezequiel 36:27);
E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós. (Lc 17:20-21)
O pode de Deus está dentro de nós. A partir do momento em que verdadeiramente aceitamos ao senhor Jesus como nosso único e suficiente salvador e demonstramos essa aceitação em atitudes de arrependimento e permitimos que Cristo verdadeiramente habite em nosso coração e viva a nossa vida; está escrito: “Pois todos quantos aceitarem ao Senhor Jesus como seu único e suficiente salvador, lhes será dado o poder de serem chamados filhos de Deus.” Se você ainda está aqui e não aceitou a Jesus, hoje é o seu dia; você poderá aceita-lo hoje. E você que já é cristão, mas por ventura, não tem a convicção de ser filho de Deus. Hoje é o dia de vc abrir o seu coração e deixar o Espírito de Deus ministrar que vc é filho e filho mui amado.  Quando temos a certeza de sermos filhos de Deus, chamados pelo seu nome; cada dia mais queremos estar com Ele, nos aproximar dele e conhece-lo cada vez mais. E vc poderá encontra-lo através de uma vida diária de oração, através do jejum, mais principalmente através da leitura diária e constante da sua palavra. Pois está escrito: “Que Jesus crescia em graça, estatura e conhecimento diante dos homens e diante de Deus...”. o poder de Deus está em vós, o fogo do espírito santo está em vós. João Batista vai dizer: “eu vos batizo com água, mas virá um que vos batizará com o espírito e com fogo...” Está em vc!! Você só precisa crer e aprender sobre o evangelho para tomar posse. Então você verá o poder de Deus agindo em você e través de você...

3º ponto
No que consiste o poder de Deus?
Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder (1Co 4:20).
O poder de Deus não consiste em palavras, ou seja, não consiste em teoria. Deus é prática, a fé é prática, o evangelho é prático. Saia da teoria e comece a praticar o poder de Deus em sua vida. Comece a viver o poder de Deus em sua vida. Cada vez que vc se achegar a Deus, Deus vai exigir uma atitude sua, ou melhor, uma resposta e essa resposta não é outra coisa se não atitude. Qual tem sido o seu testemunho? Como tem sido sua vida cristã? O que as pessoas falam a respeito de suas ações? Será que condizem com o que vc prega ou confessa? Deus nos diz através de sua palavra “ que todo aquele que diz que não tem pecado é mentiroso”; então, qual a sua resposta para Deus. Não adianta vc ficar orando “senhor me perdoa... senhor me ajuda... senhor afasta a minha transgressão...” vc tem que tomar uma atitude. Davi era conhecido como um homem segundo o coração de Deus não porque ele era perfeito, na verdade Davi era até muito suspeito, mais o que tornou Davi um homem segundo o coração de Deus é que quando ele pecava, ele confessava e deixava o seu pecado. Não adianta vc ficar senhor me perdoa e amanhã tornar a cometer o mesmo pecado. A questão não é se vc é um pecador; a questão é se o evangelho que vc tem ouvido até aqui tem gerado em vc uma aversão ao pecado que antes vc tanto gostava. Isso é o poder de Deus. A palavra santo que quer dizer separado é o pode de Deus agindo em vc em conjunto com sua ação de não pecar mais. Lembra da mulher adultera: “trouxeram até Jesus uma mulher pega em adultério, buscando uma forma de acusarem Jesus de ir contra a lei de Moises, e Jesus respondeu que aquele que não tivesse pecado que atirasse a primeira pedra. Um a um foram se retirando; então Jesus vira para a mulher e diz: onde estão os teus acusadores? Nem eu te condeno, vai e não peques mais”. Cada vez que vc se aproxima de Deus, Deus vai exigir uma resposta/ação sua. Quando o poder de Deus está em vc, o reino de Deus está em vc e, diz a palavra que o reino de Deus não é comida e nem bebida, antes é justiça, paz e alegria no espírito santo (Rm 14:17). Agora examine sua vida. Suas ações tem sido de justiça? Vc tem paz em sua vida? A alegria de Deus, tem estado em sua vida. Se a sua resposta é não, então permita que o espírito de Deus, esse que convence do pecado, do juízo e da justiça. Ministre hoje sobre a sua vida e que vc tenha uma atitude na presença de Deus. Responda a presença de Deus. Hoje é o dia que Deus separou para vc!!

4º ponto:
Para que serve o poder de Deus?
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. (At 1:8);
E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. (Mt 10:1)

Agora que vc sabe o que; onde está; e no que consiste o poder de Deus. Vem a pergunta crucial desta noite; Para que serve o poder de Deus? Rm 8:31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? O poder de Deus está em vc para que vc seja testemunha do Evangelho de Cristo para que vc pregue a palavra de Deus. Paulo em sua segunda epístola à Timóteo vai dizer: Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina (2Tm 4:2). O Espírito de Deus está em vós, o Reino de Deus está em vós, o poder de Deus está em vós. Então; como disse o anjo do Senhor para Gideão “vai nessa tua força...”. Escute, na continuação de Mt 10 Jesus da aos seus discípulos poder, mais também dá a estratégia “Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; (Vs 5-6). Paulo nos ensina que antes de sermos obreiros temos que ser provados e aprovados. Ouça o seu pastor quando ele diz que vc ainda não está preparado. enquanto isso, visite aqueles que não estão comparecendo a igreja, aqueles que por algum motivo encontram-se afastados. Foi isso o que Jesus disse aos seus discípulos: “vão primeiro as ovelhas perdidas de Israel..” Jesus estava ensinando aos seus discípulos como fazer; estava dando a eles experiência. Ouça o seu pastor, permaneça em Jerusalém. Até o dia em que recebereis poder para serdes testemunha aos crentes, aos ímpios e em todos os lugares que vc for. Lembre-se que Deus é prática, o evangelho é prática a fé é prática; então sai da caverna e seja testemunha de vida prática. O poder de Deus está em vc!!!!

0 comentários:

Postar um comentário